11 maio 2024

1ª iniciativa do Programa de Comemorações dos 50 anos de arquitetura portuguesa

Vai decorrer no dia 11 de maio, às 17h00, na Estação de Metro de São Bento, a primeira iniciativa de “O que faz falta. 50 anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia”, o programa de comemorações do contributo da arquitetura para o processo de democratização do país.
Este programa integra um vasto conjunto de atividades, concebido por Nuno Sampaio e Jorge Figueira, que inclui a exposição homónima com curadoria de Jorge Figueira (coordenação) e Ana Neiva (curadoria-adjunta) a inaugurar em outubro na Casa da Arquitectura, bem como um livro com 50 obras emblemáticas, textos e outros contributos de vários setores da sociedade sobre este processo.
 
O primeiro evento propõe uma conversa que visa celebrar o 25 de abril de 1974 como acontecimento que permitiu, em várias etapas decisivas, estabelecer a democracia no espaço público. Consolidando a arquitetura como participante ativo da cultura portuguesa, no plano nacional e internacional, da reabilitação, à habitação, ao espaço público e à mobilidade, de que o Metro do Porto é um exemplo, questiona-se, "O que Faz Falta?"

Esta é uma primeira leitura da coleção “50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa”, um acervo criado pela Casa da Arquitectura sobre a produção de arquitetura em período democrático, com o objetivo de ser criada uma coleção de recorte territorial e temporal. João Belo Rodeia, Ricardo Carvalho e Graça Correia trabalharam a arquitetura pós-25 de abril (1974-1999) e Jorge Figueira, Paula Melâneo e Carlos Machado e Moura o restante período até aos nossos dias.

A entrada é livre.
 

11 de maio, 17h00
Estação de Metro de São Bento
 
Abertura
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura
 
Intervenções iniciais
Luísa Salgueiro, Presidente da Associação Nacional de Municípios
Pedro Baganha, Vereador do Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto
 
Conversa “O que faz Falta?
Álvaro Domingues
Helena Roseta
Pedro Baía
Jorge Figueira

BIOGRAFIAS

ÁLVARO DOMINGUES
Geógrafo, doutorado em Geografia Humana e Prof. Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento, e investigador do CEAU, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Entre outras obras é autor de: Paisagem Portuguesa (FFMS, Lisboa, com Duarte Belo), Portugal Possível (Museu da Paisagem, Lisboa, com Duarte Belo e Rui Lage), Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), Território Casa Comum (com N. Travasso, FAUP, Porto, 2015), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010), Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012) e Políticas Urbanas I e II (com N. Portas e J. Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, Lisboa, 2006). É membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Escreve no jornal Público.

HELENA ROSETA

Helena Roseta nasceu em Lisboa em 1947. É arquiteta e tem três filhas e sete netos. Foi constituinte e deputada em várias legislaturas. Presidiu à câmara municipal de Cascais, à Ordem dos Arquitetos e à assembleia municipal de Lisboa, cidade onde foi
também vereadora da habitação. Propôs e fez aprovar a lei de bases da habitação em 2019. 
Foi gerente do Botequim de Natália Correia e responsável pelo espólio da escritora. Em 2001 publicou “Os dois lados do espelho”. Durante a pandemia e até 2023 coordenou o Programa Bairros Saudáveis, que apoiou comunidades vulneráveis na melhoria das suas condições de vida e habitat.

PEDRO BAÍA

Arquitecto formado em 2005 pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e doutorado em Teoria e História da Arquitectura pela mesma universidade em 2014. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. Investigador integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Fundador e director da Circo de Ideias, associação cultural onde coordena, desde 2008, diversas edições, conferências e projectos expositivos. Membro do corpo editorial do Jornal Arquitectos (2022/2025). Membro da direcção da secção portuguesa da AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte (2021-2024).

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>